quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Portas de Elite 2

Termina Tropa de Elite 2. O público, eufórico, se levanta e aplaude. A cena ocorreu na minha sessão e me foi relatada por mais alguns amigos. Quando vi aquela empolgação toda da classe média carioca traduzida em palmas senti uma certa vergonha. Trata-se de um filmasso, cinema brasileiro de ponta (até eu que não entendo nada do assunto sei). Mas me envergonhei porque vi que uns tantos-por-cento daquele êxstase coletivo foram de ignorância. Sujeitos alienados que nasceram para a cidadania a partir do filme – e vibraram por isso.

Apesar da trama ser muito muito boa, ela não trás ABSOLUTAMENTE nenhuma novidade para alguém que tenha buscado um mínimo de informações nos últimos anos. O crescimento das milícias, a promiscuidade entre poder público e crime organizado, o sensacionalismo hipócrita da mídia, a corrupção policial. Tudo isso foi assunto recorrente de jornais, revistas e telejornais. Mas a classe média que prefere ver “A fazenda” a um debate político não tem a menor ideia do que se passa a sua volta e descobre fascinada toda essa realidade a partir das aventuras do seu coronel, o D. Sebastião redentor dos tempos modernos.


Pior do que as palmas da ignorância é o cidadão recém-parido. Ele acha que realmente fez um belo trabalho cívico ao ver o filme, que saiu da sala de cinema mais preparado e ativo, que o êxstase foi o começo de uma trajetória. E no chopp depois do cinema xinga o governador, o presidente, o prefeito... qual o nome dele mesmo? É aquele rapazinho do choque de ordem...


Mas a euforia não dá em nada, tem um fim em si. Os aplaudidores da ignorância sairão de lá e voltarão a votar em um deputado porque o vizinho pediu, a não saber o que faz um senador, a pegar um jornal e ir pras colunas de fofoca e a colaborar para a média anual brasileira de um livro lido por pessoa (1!!! eu dise 1!!!).


Tropa de Elite 2 merece aplausos, mas senti nos aplausos um ar de descoberta. E essa descoberta é deprimente, porque não havia o que descobrir: a realidade retratada é flagrante há anos. Mas como a classe média sabe mal e porcamente o que ocorre à sua volta, vê na obra a redenção de seus pecados de alienação. Cre estar exercendo a cidadania. Mas este parto dá origem e um cidadão natimorto, que acha que ver o filme, se lambuzar com as peripércias do coronel e falar qualquer coisa engajada durante o chopp bastam para mudar um país. Com Nascimento nascem, com seus pecados, novamente, padecerão.

4 comentários:

  1. Tsc tsc tsc...além da alienação, fazem da figura do Nascimento um símbolo da ordem e da força da segurança pública, que é puramente fictício no filme e ainda é parcialmente na realidade

    ResponderExcluir
  2. Pelo menos no Tropa 2 a ideia de que "a solução mesmo é entrar na porrada" fica obviamente descartada. A Superinteressante lançou uma edição ótima só sobre o filme, onde tb constata como é inútil ficar enxugando gelo à bala

    ResponderExcluir
  3. Com certeza um filmão!
    Paga todos os pecados cometidos no primeiro. Retira o título de herói nacional do Nascimento Fascista também do T.E. 1.
    Mas realmente, triste é o fato da população carioca (e brasileira) ter de ir ver nos cinemas a realidade vista fora de suas próprias janelas.

    ResponderExcluir
  4. "Apesar da trama ser muito muito boa, ela não trás ABSOLUTAMENTE nenhuma novidade para alguém que tenha buscado um mínimo de informações nos últimos anos." Quando o filme saiu e eu falava exatamanete a mesma coisa várias pessoas me olhavam como se eu fosse louca. MUITO obrigada por dizer isso.

    ResponderExcluir